QUESTÃO 1
PROVA
ÓRGÃO: Departamento de Estrada de Rodagem e Transporte
ANO:
BANCA: FUNCAB
CARGO: PINTOR DE OBRAS
A borracha brasileira entra em decadência devido à plantação e cultivo de seringais no continente asiático o que gerou, além da concorrência, a desvalorização do látex no mercado internacional. A mais importante consequência desse primeiro ciclo, além da formação de povoados, foi:
PROVA
ÓRGÃO: Departamento de Estrada de Rodagem e Transporte
ANO:
BANCA: FUNCAB
CARGO: PINTOR DE OBRAS
A borracha brasileira entra em decadência devido à plantação e cultivo de seringais no continente asiático o que gerou, além da concorrência, a desvalorização do látex no mercado internacional. A mais importante consequência desse primeiro ciclo, além da formação de povoados, foi:
A ) construção do Real Forte do Príncipe da Beira
B) construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré
C) criação da capitania do Maranhão e Grão-Pará e Belém
D) expulsão dos jesuítas pelo marquês de Pombal.
E) expedições de bandeirantes paulistas para capturar índios.
RESOLUÇÃO
A questão exige do candidato a compreensão sobre o Ciclo da Borracha. O pico deste ciclo foi entre 1879 e 1912. A região tornou-se um lugar de intensa movimentação e fluxo que daria origem ao nascimento de grandes cidades. Indubitavelmente, foi um dos períodos do século XX de maior expansão da região norte do Brasil.
O grande fluxo exigiu a construção de uma infraestrutura de transporte, pois o percurso fluvial trazia consigo inúmeros desafios. Então em 1907 iniciou-se a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré e definitivamente concluída em 1912, o maior empreendimento de infraestrutura da região naquele ciclo.
Portanto, caro candidato, a alternativa a ser assinalada é a letra B.
E as demais alternativas ? Vamos revisar.
A construção do Real Forte do Príncipe da Beira é um engenharia militar do período do descobrimento da América. Erguido para controle por parte dos colonizadores .
A criação da capitania do Maranhão e Grão-Pará e Belém é no contexto da colônia portuguesa a fim de gerir administração colonial. Diferente do ciclo da Borracha que está entre o Brasil Império e o Brasil Republicano.
A expulsão dos jesuítas foi um evento do século XVIII assim como a expedição das bandeiras. A expulsão dos jesuítas foi uma ação da coroa portuguesa para manter seu controle sobre a colônia, para a administração da coroa, os jesuítas apresentavam uma ameaça a essa administração.Já a expedição das Bandeiras, foi o movimento de interiorização e busca de índios para escravização. Ou seja, nenhum das alternativas estabelecia qualquer relação com o ciclo da Borracha.
Portanto, caro candidato, a alternativa a ser assinalada é a letra B.
QUESTÃO 2
Ano: 2009
Banca: AOCP
Órgão: CASAN-SC
Prova: AOCP - 2009 - CASAN-SC - Advogado
A presença africana na Bahia colonial foi bem notada por todos os cronistas, tratadistas e viajantes contemporâneos. Fossem no árduo trabalho dos engenhos do Recôncavo, fossem nas estreitas sinuosas ruas de Salvador, lá estavam os cativos e libertos africanos. Tamanho era seu peso demográfico, que François Frezier, em 1714, descreveu Salvador – então capital da América Portuguesa – como uma “nova Guiné” (Revista Leituras da História, n.10, 2008). Assinale a alternativa INCORRETA.
(A) A mão de obra escrava africana na colonização portuguesa fomentou um comércio com a região centro ocidental da Bahia, que ficou conhecido como o Ciclo de Angola, pois boa parte desses escravos foi exportada pelo porto de Luanda e Benguela.
(B) A partir da tomada de Angola, em 1614, pelos holandeses, os traficantes da Bahia deslocaram as suas redes de comércio para a região ocidental, conhecida na documentação portuguesa como Costa da Mina, região que ficava a leste do Castelo de São Jorge da Mina.
(C) A moeda de troca que a Bahia oferecia era o café, produção de grande escala, principalmente no Recôncavo baiano, produto que ajudou os “baianos” a ali estabelecerem uma hegemonia comercial.
(D) Os principais grupos étnicos chegados na Bahia da África Ocidental eram denominados “minas” uma classificação genérica que designava africanos dessa região e os ardas ou ardras do reino de Alada.
(E) Na colônia, a descoberta do ouro nas Minas Gerais no final do século XVII, consolidou uma preferência pelos africanos “minas”, pela experiência que tinham de uma prospecção aurífera.
RESOLUÇÃO
A questão exige o entendimento do processo de exportação da mão de obra escravizada originada da África. Conforme sabermos, sobretudo No século XVII foi caracterizada por um fluxo expressivo de escravos oriundo da região centro-ocidental da África, lembre-se que a este ciclo é dado o nome de Ciclo de Angola. O fluxo expressivo no século XVII resultará no século XVIII em uma composição étnica da Bahia com traços Africano. Se o comando da questão indicasse alternativa correta poderia ser a letra A¹. Porém, a banca indicou no comando da questão para assinalar alternativa incorreta.
Havia na questão mais de uma alternativa incorreta. Por isso, questão foi anulada pela banca. Inicialmente, o gabarito preliminar indicava alternativa C. E de fato, esta é mais incorreta das alternativas, porém letra B também apresentou erro.
Vejamos as alternativas:
Alternativa B: INCORRETA
A tomada da Angola foi no final da primeira metade do século XVII, por volta de 1641 e
Alternativa C: INCORRETA
O café não foi produzido em grande escala nesse período. Destacou-se nesse período o Açúcar. Estamos no ciclo do açúcar neste século. Aproximava-se o crescimento da exploração em grande escala do ouro. O ciclo do Café teria seu apogeu no XIX e XX, portanto, o café como moeda de troca é improvável nesse período.
Alternativa D: CORRETA
Alternativa E: CORRETA
De fato, a preferência por esse grupo de escravo se dá em virtude dos conhecimentos referentes a exploração dos minerais.
Portanto, questão anulada, pois, há mais de uma incorreta.
Valeu pela Revisão !
Nota de Rodapé
(1) - Com uma ressalva, seria mais apropriado associar a região centro-ocidental à localização geográfica da África donde originou os homens escravizados e não associá-la necessariamente a Bahia.
QUESTÃO 3
CARGO: AGENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO (NÍVEL MÉDIO)
BANCA: FAUEL
ANO: 2016
Segundo alguns analistas, o “Brexit” tem sido considerado o mais importante acontecimento político europeu desde à queda do Muro de Berlim. Esses dois fatos dizem respeito, respectivamente:
a) à crise econômica grega e ao início da Segunda Guerra Mundial.
b) ao propósito britânico de se retirar da União Europeia e ao fim da Guerra Fria.
c) à criação de uma moeda comum europeia e ao início da Guerra Fria.
d) aos ataques terroristas em Paris e ao fim da Segunda Guerra Mundial.
RESOLUÇÃO
O Brexit representou a intenção/propósito da saída Britânica da União Europeia. A intenção,pois em 2016 não tinha sido concretizada naquele ano. Veja, uma dica:
Br + Exit = Br é vista como uma abreviação de Britânica e Exit, palavra Britânica que quer dizer SAÍDA.
A queda do Muro de Berlim diz respeito ao fim da Guerra Fria.
Portanto, alternativa correta LETRA B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário