quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Pegadinhas nas Questões inéditas do código de ética do IBGE

 Pegadinhas Questões Código de Ética do IBGE:


1- De acordo com código de ética do IBGE, o trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como:


a) acréscimo sobretudo ao bem estar do povo

b) acréscimo apenas ao bem estar do povo, já que, como servidor, integrante da administração pública, o êxito desse trabalho deve ser considerado como maior patrimônio do povo

c)acréscimo ao seu próprio bem estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio

d) acréscimo apenas seu próprio bem estar, pois como servidor visa o bem estar próprio

e) acréscimo ao seu próprio bem estar e ao bem estar do povo, prevalecendo o bem estar do povo


Comentário:

V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.


2- De acordo com código de ética do IBGE, deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, caracteriza:

a) apenas atitude contra a ética

b) não apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

c) atitude contra a eficiência no serviço público 

d) desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas

e) nenhuma das anteriores 


Comentário:

X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.


3- De acordo com o código de ética do IBGE atual, julgue o item a seguir.

Situação hipotética: Luan e mais dois amigos foram até repartição pública do IBGE em 2010, solicitando informações no RH sobre contratação dos recenseadores. Para receber as informações, eles aguardaram toda manhã até chegar um servidor e explicar as informações. Sobre essa espera, pode-se dizer que:

a) constitui apenas ofensa ao princípio da eficiência 

b) constitui ofensa a cortesia, dever do servidor 

c) constitui principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos

d) constitui apenas ofensa ao bem estar do usuário do serviço público 

e) não consituti ofensa alguma, desde que justificada a demora nas informações 


Comentário: 

X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.


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