Segundo a matéria do direção concursos, jornalista Larissa Lustosa:
Apesar de não se ter autorização para um novo concurso público para o INSS (concurso INSS), concurseiros espertos já estão começando a preparação desde agora. Com pedido enviado, as expectativas residem em 2022, com a espera de que um novo edital seja autorizado.
Já há diversas informações que podem guiar os estudos de interessados no concurso INSS, como quais matérias prováveis e se vai cair redação ou não. Por isso, confira abaixo:
Vai cair redação no concurso INSS?
A resposta é: sim. De acordo com o pedido enviado, o órgão entende ser necessário avaliar somente os Analistas por meio de provas objetivas e discursivas (redação).
Porém, a redação só será realizada para os Analistas, cargo de nível superior. O cargo de nível médio, Técnico, só passará por provas objetivas. Veja abaixo o trecho que fala sobre a redação para o cargo de Analista:
“O candidato deste cargo terá seu conhecimento avaliado por prova que testará sua capacidade de interpretação e redação da língua portuguesa, do raciocínio lógico e do uso da informática, noções do regime jurídico único e do código de ética do servidor público, como também, do direito constitucional e administrativo e de forma mais específica sobre o sistema de Seguridade Social”.
Perceba a diferença em relação à cobrança do cargo de Técnico:
“Além do certificado requerido, seu conhecimento e habilidade serão avaliados por prova que testará sua capacidade de interpretação da língua portuguesa, do raciocínio lógico e do uso da informática, noções do regime jurídico único e do código de ética do servidor público, como também, do direito constitucional e administrativo e de forma mais específica sobre o sistema de Seguridade Social”.
Agora, veja uma esquematização dos conteúdos previstos para cada cargo:
ANALISTA
- língua portuguesa
- raciocínio lógico
- informática
- noções do regime jurídico único e do código de ética do servidor público
- direito constitucional
- direito administrativo
- sistema de Seguridade Social
- conhecimentos específicos
No caso de Analista, o pedido também esclarece que, para cada formação específica, será “analisado o conhecimento de acordo com a especialidade”. Por isso, foi incluída a opção de conhecimentos específicos.
TÉCNICO
- língua portuguesa
- raciocínio lógico
- informática
- noções do regime jurídico único e do código de ética do servidor público
- direito constitucional
- direito administrativo
- sistema de Seguridade Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário