Juca, policial militar da ativa, foi considerado desaparecido após participar de operação policial e ter paradeiro ignorado por mais de 8 dias sem indício de deserção.
1) É correto afirmar que Juca vai ser declarado oficialmente desaparecido, se permanecer por mais de trinta dias sem identificação do paradeiro.
2) É correto afirmar que Juca a partir da data que for declarado oficialmente desaparecido será demitido ou excluído.
3) A exclusão do serviço ativo da Polícia Militar e o conseqüente desligamento da OPM a que estiver vinculado o policial militar será feita mediante: transferência para a reserva remunerada; reforma; demissão;licenciamento; anulação de incorporação.
4) A exclusão do serviço ativo da Polícia Militar por transferência para a reserva remunerada; por reforma e por demissão serão processadas após a expedição de ato do comandante geral da polícia militar.
5) A exclusão do serviço ativo da Polícia Militar por licenciamento e anulação da incorporação serão processadas por ato do Comandante Geral da Polícia Militar.
GABARITO:
1- C
2-E
3-C
4-E
5-C
Resolução
1- É correto afirmar que Juca vai ser declarado oficialmente desaparecido, se permanecer por mais de trinta dias sem identificação do paradeiro.
Certo.
Perceba que ele já era considerado desaparecido, segundo o caso hipotético baseado no artigo 43 do Estatuto. Porém, oficialmente desaparecido, apenas a partir dos mais de 30 dias consecutivos.
Art. 43. É considerado desaparecido o policial militar da ativa que, no desempenho de qualquer serviço, viagem, operações militares ou em caso de calamidade pública, tiver seu paradeiro ignorado por mais de oito (08) dias.
2) É correto afirmar que Juca a partir da data que for declarado oficialmente desaparecido será demitido ou excluído.
Errado. Pois, o que coloca o estatuto é que ele vai ser AGREGADO. Vide art.44.
3) Exato, vide artigo 47.
4) A exclusão do serviço ativo da Polícia Militar por transferência para a reserva remunerada; por reforma e por demissão serão processadas após a expedição de ato do comandante geral da polícia. O correto seria ato do goverador do estado.
5) A exclusão do serviço ativo da Polícia Militar por licenciamento e anulação da incorporação serão processadas por ato do Comandante Geral da Polícia Militar.
Art. 47. A exclusão do serviço ativo da Polícia Militar e o conseqüente desligamento da OPM a que estiver vinculado o policial militar será feita mediante:
I - transferência para a reserva remunerada;
II - reforma;
III - demissão;
IV - licenciamento;
V - anulação de incorporação.
§1º A exclusão do serviço ativo da Polícia Militar com referência aos incisos I, II, e III do caput deste artigo, será processada após a expedição de ato do Governador do Estado.
§ 2º A exclusão do serviço ativo referente aos incisos IV e V do caput deste artigo, processar-se-á por ato do Comandante Geral da Polícia Militar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário